Intercâmbio de Jovens

O Programa de Intercâmbio de Jovens procura promover a compreensão e a boa vontade internacional. Participam deste programa jovens de ambos os sexos, de 15 a 19 anos de idade, que podem ser ou não filhos de rotarianos. Os candidatos são selecionados pelos Rotary Clubs patrocinadores com base num pedido de inscrição por escrito e numa seleção que inclui entrevista pessoal com o candidato.

Através deste programa, milhares de jovens viajam a diversos países do mundo para viver e estudar em ambientes diferentes daqueles que lhes são naturais. É uma fantástica experiência que proporciona o conhecimento de diferentes culturas, conduzindo ao desenvolvimento individual.

QUE TIPOS DE INTERCÂMBIOS ESTÃO DISPONÍVEIS?

Os intercâmbios podem ser de curta ou longa duração.

Os intercâmbios de curta duração duram de alguns dias a vários meses e, muitas vezes, ocorrem fora do período letivo. Os estudantes normalmente ficam com uma família no país anfitrião, mas podem também participar de um acampamento de jovens ou passear pelo país com estudantes do mundo todo.

Durante um intercâmbio de longa duração, os estudantes passam um ano em outro país vivendo com famílias anfitriãs diferentes e assistindo aulas na escola local.

Como os intercâmbios variam muito entre os distritos, entre em contato com o presidente da Comissão Distrital do Intercâmbio de Jovens para saber o que está disponível em sua região.

COMO O MEU CLUBE PODE SE ENVOLVER?

Embora o Intercâmbio de Jovens seja administrado pelo distrito, um intercâmbio bem-sucedido depende do envolvimento ativo dos clubes locais, dos rotarianos, suas famílias e da comunidade.

Se seu clube estiver interessado em participar, entre em contato com o presidente da Comissão Distrital do Intercâmbio de Jovens para saber como. Antes de iniciar um intercâmbio, consulte o  e as normas do seu distrito.

RESPONSABILIDADES DO CLUBE

Além de organizar a logística para os estudantes locais e do exterior, seu clube pode ficar encarregado de:

• Coordenar as atividades do Intercâmbio de Jovens com o distrito
  • Participar de reuniões distritais do Intercâmbio de Jovens
  • Garantir que os estudantes participem de eventos obrigatórios, como orientações ou Conferências Distritais

PATROCINANDO ESTUDANTES LOCAIS QUE VIAJAM PARA O EXTERIOR

Organizar para que um jovem fique um período em outro país é uma grande responsabilidade. Entre as suas tarefas, podem estar:

• Promover o programa a estudantes da comunidade
  • Entrevistar candidatos para a seleção final do distrito
  • Fornecer orientações ou treinamento antes da viagem
  • Trabalhar com os pais dos estudantes para garantir que eles entendam suas obrigações financeiras e as regras do programa
  • Manter contato com os estudantes durante o intercâmbio

RECEBENDO ESTUDANTES DO EXTERIOR NA SUA COMUNIDADE

Seu clube servirá como o centro de boas-vindas para estudantes do exterior. Dependendo de como o programa de intercâmbio do seu distrito é administrado, suas funções podem ser:

• Recrutar, fazer uma triagem e selecionar famílias anfitriãs confiáveis
  • Servir como contato entre o clube e a escola que o estudante frequentará
  • Treinar voluntários e famílias anfitriãs
  • Comunicar-se com os estudantes antes de eles chegarem ao país
  • Fornecer orientações depois que os estudantes tiverem chegado
  • Envolver os estudantes na sua comunidade e em atividades do clube, como eventos do Interact, Rotaract e RYLA

GRUPOS MULTIDISTRITAIS DO INTERCÂMBIO DE JOVENS

Os distritos muitas vezes trabalham em conjunto para organizar as atividades do Intercâmbio de Jovens do Rotary em uma região maior. Entre em contato com o presidente da Comissão Distrital do Intercâmbio de Jovens se tiver perguntas sobre grupos multidistritais do Intercâmbio de Jovens na sua região.

SEGURANÇA DO ESTUDANTE E CERTIFICAÇÃO DO DISTRITO

Viajar para o exterior é uma experiência incrível, mas também pode apresentar riscos, como instabilidade política, desastres naturais, crimes, ferimentos ou doenças. Para garantir a segurança dos estudantes de intercâmbio, seu distrito pode obter a  antes de participar do programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary. Consulte a  antes de planejar um intercâmbio.

Você pode encontrar o Código de Conduta para Trabalhos com Jovens do Rotary e mais informações com relação à segurança do estudante e ao gerenciamento de riscos no documento .

Para saber mais sobre a certificação do RI, entre em contato conosco pelo e-mail .

COMO POSSO ME CANDIDATAR A UM INTERCÂMBIO?

para conhecer as oportunidades de intercâmbio.

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DE DOCUMENTOS